Páginas

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Meditação


MEDITAÇÃO

A palavra Meditação vem do latim, meditare, que significa voltar-se para dentro de si e se desligar do ambiente externo. Essa prática se fundamenta na concentração e na contemplação. Não tem uma origem definida, é conhecida por diversos nomes e encontrada em muitas culturas.

A meditação costuma ser definida das seguintes maneiras:

- um estado que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos;

- prática de focar a mente em um único objeto (por exemplo: em uma estátua   religiosa, na própria respiração, em um mantra);

- uma abertura mental para o divino, invocando a orientação de um poder mais alto;

- análise racional de ensinamentos religiosos.

É possível se obter total descanso numa posição sentada e, por conseguinte, atingir maior profundidade na meditação e, assim, dissolver preocupações e problemas que bloqueiam a sua mente.

A posição de lótus completa é a mais conhecida para realizar a Meditação, ou seja, a pessoa deve posicionar o pé esquerdo sobre a coxa direita e vice-versa, manter o pescoço e a coluna totalmente retos, mas sem forçar a postura. 

A postura deve ser reta e não rígida, pois o objetivo é relaxar...

No começo pode haver alguns desconfortos por conta da postura, mas com o tempo passa...a prática vai se aprimorando e a postura também.

Existem alguns métodos que estão conquistando grande aceitação no ocidente, como a meditação feita em pé conhecida como (zhan zhuang), que, devido a sua simplicidade e eficiência, é muito praticada na China e Europa.

Este método é fácil de ser aplicado em qualquer lugar, e pode ser executado por pessoas com pouca flexibilidade e dificuldades nos joelhos e coluna, melhorando inclusive a postura.

Este excelente método, e bastante procurado por muitos praticantes de artes marciais experientes ou mesmo iniciantes. Esta prática é muito efetiva na redução do estresse.

Com a meditação é possível relaxar a mente, os músculos faciais, as mãos, braços, coluna, pernas e pés.

A meditação é uma Terapia que além de relaxar o corpo e a mente, traz uma enorme paz interior, aumenta a autoestima, fortalece o sistema imunológico, fortalece a memória, aumenta a concentração...enfim é uma Terapia Alternativa completa!!!!

A meditação pode ser praticada por diversos motivos: desde o simples relaxamento até a busca de um estado de plenitude e paz interior. Muitos praticantes da meditação têm relatado melhora na concentração, consciência, autodisciplina, neutralidade e imparcialidade.

Não há um tempo mínimo recomendado. Pode-se iniciar com um período de poucos minutos e, conforme se aperfeiçoa, esse tempo pode aumentar até para horas, dias, ou em casos excepcionais, até meses. 

O importante é a frequência da prática, de preferência diariamente.

Durante esse tempo, você tem que ser capaz de obter descanso total. A técnica para tal obtenção reside em duas coisas: observar e soltar, observar a respiração e soltar tudo mais. Solte cada músculo de seu corpo.

Após aproximadamente uns quinze minutos, uma serenidade profunda poderá ser alcançada, enchendo-o interiormente de paz e contentamento.

Mantenha-se nessa quietude, esta prática é dos melhores remédios para se aliviar o estresse.

E aí se animou????

Comece já a mudar seu ritmo de vida, saia da correria, stress, insônia, dedique um tempinho só para você, medite!!!! e aproveite todos os benefícios!!!!

 MEDITAÇÃO MEDITAÇÃO O conteúdo deste artigo tem o propósito apenas informativo, e de forma alguma, trata-se de um aconselhamento profissional.

Abraços e fiquem em paz!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário