Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013


Reflexologia podal











A Reflexologia é uma prática da medicina natural que consiste na aplicação de pressões rítmicas em pontos reflexos específicos, localizados em alguns órgãos, correspondendo a diferentes zonas do corpo.

Essa prática alternativa é realizada nos pés e usada para restaurar e manter o equilíbrio natural do corpo, estimulando a cura.

É um método de diagnóstico e tratamento, com o intuito de promover relaxamento do corpo e da mente, aliviando tensões, normalizando a pressão e tratando casos específicos, como: problemas digestivos, respiratórios, circulatórios... entre outros.

Essa terapia alternativa deve ser aplicada por profissional especializado em reflexologia, com conhecimento sobre a localização das zonas reflexas nos pés, ficar atento as queixas do paciente, seu histórico, enfim, realizar uma anamnese completa pa

ra que possa montar um plano de tratamento específico para cada caso.

E aí é só relaxar!!!!

É muito prazerosa essa técnica...

Eu por exemplo, antes de começar, prefiro fazer um escalda pés bem relaxante nos meus pacientes, utilizando uma erva medicinal ou um óleo essencial. Com o propósito de preparar seus pés para o tratamento. Esse processo dura uns 10 minutos e a reflexologia em sí, uns 45 a 50 minutos, aproximadamente.

No final da sessão o paciente sai completamente renovado!!!

É muito gratificante, pois a pessoa chega as vezes referindo muita dor em determinado local e no final passa totalmente ou diminuiu de forma significativa.

Embora seja uma terapia alternativa, a reflexologia apresenta algumas contra indicações que são:

- Gestantes não devem fazer reflexologia, somente massagens leves nos pés;

- Pés com feridas, calosidades, micoses... devem ser tratados primeiramente;

- Casos de neoplasias.

Por tudo isso é que o terapeuta deve ser cauteloso no seu tratamento, respeitando cada paciente , sua idade, ter bom senso quanto a pressão que exerce nos pontos reflexos... e lembrar que cada caso é um caso. Não podemos generalizar.

Bem, chegamos ao fim desse tópico muito interessante e espero que tenham aproveitado e curtido ao máximo.




E qualquer dúvida já sabem: vanessacavaletto@gmail.com...bjosss a todos e fiquem em paz!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário